Aulas mostram a aposentados como lidar com aplicativos úteis no cotidiano.
‘Essa nova tecnologia renovou minha vida’, afirma uma das participantes.

Idosos conectados ao mundo digital através de smartphones e tablets. Essa é a proposta de um curso oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos (SP). Com as aulas, 40 vovôs e vovós estão aprendendo a usar a tecnologia e a se “libertar” das explicações dos filhos e netos.
“Eles têm muito medo de deixar o aparelho cair e não conseguir tocar no aplicativo”, exemplificou Sandra de Souza Rodrigues, de 27 anos, uma das seis voluntárias que atuam sob supervisão de dois professores. “Se eu não fizer passo a passo a coisa não anda. Eles precisam ver que não é um bicho de sete cabeças”.
Casal resolveu entrar no curso para aprender sobre as novas tecnologias (Foto: Carol Malandrino/G1)
Dose dupla
O casal Maria Moreno Temponi, de 73 anos, e Eduardo Temponi, de 76, resolveu participar do curso para aprender um pouco mais sobre as novas tecnologias e melhorar a comunicação com a família.

Libertação
A aposentada Claudete Aparecida Rocha Pena, de 68 anos, está no segundo semestre do curso. Ela contou que não sabia usar os celulares mais modernos e foi aconselhada a trocar de aparelho durante uma viagem para Nova York. Agora, tem instalados aplicativos de cartões de aniversário, e-mail, YouTube, Skype, WhatsApp e jogos.

no WhatsApp (Foto: Carol Malandrino/G1)
“Eu tenho alguns grupos no WhatsApp, como o de ex-alunos, amigas e família. Coloco as informações do dia, dou ‘bom dia’ e ‘boa noite’ na hora em que acordo e quando vou dormir para todos os meus contatos, converso direto sobre tudo”, relatou.
Ela também contou que, durante uma viagem, conseguiu utilizar o Google Maps para encontrar um endereço. “Meu marido ficou encantado com o aplicativo, essa nova tecnologia renovou minha vida”.
A aposentada Acélia Maria Carneiro Rodrigues, de 65 anos, teve o incentivo da filha para ingressar no curso e também elogiou as ferramentas. Ela usa o Facebook, gravador de voz, calculadora e editor de fotos e recentemente começou a interagir em grupos no WhatsApp.
Como participar
Para participar é necessário ter pelo menos 60 anos. As novas turmas serão abertas no segundo semestre e é possível obter mais informações pelo telefone (16) 3373-9146 ou pelo e-mail ccex@icmc.usp.br.
