40 idosos aprendem a usar tablets e celulares em curso da USP São Carlos

09

Aulas mostram a aposentados como lidar com aplicativos úteis no cotidiano.
‘Essa nova tecnologia renovou minha vida’, afirma uma das participantes.

Do G1 São Carlos e Araquarara

Curso conta com seis voluntários que ajudam na aproximação dos idosos com celulares (Foto: Carol Malandrino/G1)Curso conta com seis voluntários que ajudam os idosos com celulares (Foto: Carol Malandrino/G1)

Idosos conectados ao mundo digital através de smartphones e tablets. Essa é a proposta de um curso oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos (SP). Com as aulas, 40 vovôs e vovós estão aprendendo a usar a tecnologia e a se “libertar” das explicações dos filhos e netos.

O objetivo do projeto é ensinar o grupo a realizar tarefas úteis no cotidiano. Os idosos levam os próprios aparelhos e aprendem a fazer chamadas telefônicas, usar aplicativos, tirar fotos, gravar vídeos, enviar e-mails e brincar com jogos. Também perdem eventuais receios.

“Eles têm muito medo de deixar o aparelho cair e não conseguir tocar no aplicativo”, exemplificou Sandra de Souza Rodrigues, de 27 anos, uma das seis voluntárias que atuam sob supervisão de dois professores. “Se eu não fizer passo a passo a coisa não anda. Eles precisam ver que não é um bicho de sete cabeças”.

Casal resolveu entrar no curso para aprender sobre as novas tecnologias (Foto: Carol Malandrino/G1)Casal resolveu entrar no curso para aprender sobre as novas tecnologias (Foto: Carol Malandrino/G1)

Dose dupla
O casal Maria Moreno Temponi, de 73 anos, e Eduardo Temponi, de 76, resolveu participar do curso para aprender um pouco mais sobre as novas tecnologias e melhorar a comunicação com a família.

Meu neto me ajuda um pouco, tem paciência, mas é complicado. Eu quero saber o básico para me comunicar com meus filhos e netos” Maria Moreno Temponi, aposentada “Meu neto me ajuda um pouco, tem paciência, mas é complicado. Eu quero saber o básico para me comunicar com meus filhos e netos”, disse Maria. “Eu ainda não fui picada pelo mosquito do celular”, completou. Foi Maria que pediu a Eduardo que participasse do curso e ele logo se acostumou. “Eu quero muito que ele aprenda. Durante o dia ele fica sem fazer nada, vai ser muito bom”, afirmou a esposa. “Eu era bancário e fui do tempo da máquina de escrever e do telefone que rodava e demorava cerca de duas horas para receber chamadas. Prefiro hoje em dia, em que as coisas estão menos complicadas”, disse Eduardo.
Idosos aprendem como usar aplicativos em celulares e tablets na USP de São Carlos (Foto: Henrique Fontes/ICMC)Idosos aprendem como usar aplicativos em celulares e tablets na USP (Foto: Henrique Fontes/ICMC)

Libertação
A aposentada Claudete Aparecida Rocha Pena, de 68 anos, está no segundo semestre do curso. Ela contou que não sabia usar os celulares mais modernos e foi aconselhada a trocar de aparelho durante uma viagem para Nova York. Agora, tem instalados aplicativos de cartões de aniversário, e-mail, YouTube, Skype, WhatsApp e jogos.

Dupla conta que tecnologia libertou dos filhos (Foto: Carol Malandrino/G1)Claudete e Acélia participam de vários grupos
no WhatsApp (Foto: Carol Malandrino/G1)

“Eu tenho alguns grupos no WhatsApp, como o de ex-alunos, amigas e família. Coloco as informações do dia, dou ‘bom dia’ e ‘boa noite’ na hora em que acordo e quando vou dormir para todos os meus contatos, converso direto sobre tudo”, relatou.

Ela também contou que, durante uma viagem, conseguiu utilizar o Google Maps para encontrar um endereço. “Meu marido ficou encantado com o aplicativo, essa nova tecnologia renovou minha vida”.

A aposentada Acélia Maria Carneiro Rodrigues, de 65 anos, teve o incentivo da filha para ingressar no curso e também elogiou as ferramentas. Ela usa o Facebook, gravador de voz, calculadora e editor de fotos e recentemente começou a interagir em grupos no WhatsApp.

Esse curso acaba sendo  uma libertação dos nossos filhos, não preciso perguntar como fazer, já aprendi” Acélia Rodrigues, aposentada “Agora converso mais pelo WhatsApp porque eu não pago. Tenho muitos grupos, como os da família, igreja e artesanato. Esse curso acaba sendo uma libertação dos nossos filhos, não preciso perguntar como fazer, já aprendi”, disse.

Como participar
Para participar é necessário ter pelo menos 60 anos. As novas turmas serão abertas no segundo semestre e é possível obter mais informações pelo telefone (16) 3373-9146 ou pelo e-mail ccex@icmc.usp.br.

Objetivo do projeto é familiarizar os idosos com uso de aplicativos  (Foto: Carol Malandrino/G1)Objetivo do projeto é familiarizar os idosos com o uso de aplicativos (Foto: Carol Malandrino/G1)

 

Fonte: g1.com- http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2016/03/curso-da-usp-de-sao-carlos-ensina-40-idosos-usar-tablets-e-celulares.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *